NÃO SIGA SEU CORAÇÃO
Por: Gabriel Miranda de Souza
Leia: Jeremias 17:9
Por vezes ouvimos conselhos de amigos, vizinhos, de pessoas que nos quer bem, e essas pessoas em seus conselhos nos mandam seguir nosso coração. Venhamos e convenhamos que logo, assim, de cara parece até um ótimo conselho a se dar, e a se seguir, mas se formos ler a bíblia veremos que não é bem assim. Segundo a bíblia esse seria um conselho muito ruim para se dar a alguma pessoa.
Então percebemos, como o texto, que o coração não é a melhor escolha. Ele pode nos enganar, fazendo com que venhamos a escolher com base, puramente, em emoções e (ao contrário do que muitos pensam), Deus não nos quer um bando de bobos que não sabem raciocinar, mas sim o contrário, Ele quer que saibamos o que queremos e o que é melhor para nós, com base em escolhas racionais. Ele quer utilizemos o cérebro que nos foi dado. Imagine se todas nossas decisões mais importantes fossem tomadas com base na emoção. Seria um tremendo desastre, não?
Caminhando um pouco mais pela bíblia, lemos no evangelho de Mateus, o seguinte: “Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias” (Mateus 15:19).
Faça de conta que essa descrição acima é de uma pessoa que está perto de você. Você sabendo de todo esse currículo do caráter dessa pessoa, você ainda assim pediria e seguiria conselhos dela? Acredito que a resposta seja dada em uníssono e de forma unânime. Um caloroso NÃO! Então porque você iria seguir seu coração para tomar decisões?
Não quero parecer extremista dizendo que não devemos nos guiar, apenas, por emoções, mas quero dizer que temos que ser racionais para não nos arrependermos de decisões tomadas, palavras ditas, pensamentos e ações efetivadas. Não estou dizendo, também, que não vai haver momentos em que deveremos utilizar dessa dádiva que é a emoção, muito pelo contrário na verdade, devemos utiliza-la sim, mas devemos saber quando e devemos saber claramente o que será bom ou ruim e em quais circunstâncias pode ser bom ou ruim.
Faça seu cérebro dialogar com seu coração. Utilize-se dos dois, pois ser somente racional não nos cabe enquanto seres humanos limitados que somos, também não nos cabe sermos inteiramente emoção, para não agirmos como retardados e nos arrepender posteriormente por perceber que fomos contra o SENHOR. Sejamos tão somente inteligentes a ponto de admitirmos que realmente Sócrates estava correto ao dizer “só sei que nada sei” e que esse ato de se humilhar não seja para uma humildade falsa e disfarçada, mas que seja um clamor verdadeiro pedindo a Deus sabedoria para tomarmos decisões e discernimento espiritual para saber o que as coisas são de verdade.