CUREM-SE
Por: Gabriel Miranda de Souza
Leia: Tiago 5:16
Quem nunca passou por dificuldades? Acredito que não terá um para dizer “eu”. Dificuldades existem para todos, cada um sabe de suas limitações em determinada área, cada um sabe dos obstáculos que aparecem para atrapalhar a constância da sua caminhada. E nossa tendência humana, quando passamos por provações, é esmaecer e muitas vezes desistir. Desistir porque é o mais fácil a se fazer, desistir porque não temos forças para continuar de pé.
Preste atenção a uma coisa: toda vez que você se dispõe a caminhar em retidão com Cristo, aparece alguma pedra no seu caminho que o faz tropeçar. Sempre surge algo para lhe enfraquecer e desanimar. Satanás sempre se põe a trabalhar para lhe atrapalhar e muitas vezes chega a usar pessoas próximas para esse propósito. Mas perceba também que você só para se estiver caminhando sozinho. Quando você está no meio do nada e seu carro fura o pneu, demora-se muito tempo até que você o troque, se você estiver sozinho, mas se estiver com um amigo o trabalho torna-se muito rápido e o resultado, provavelmente, vai satisfatório.
O senhor Jesus Cristo nos ensinou a termos comunhão durante todo o seu ministério aqui na terra e Tiago reafirma isso em sua carta e nos mostra uma coisa muito importante. O texto diz “confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica de um justo” (Tiago 5:16). Tiago mostra que devemos ter amigos que nos ajude a caminhar com Cristo. Você não confessa seus pecados a ninguém que não conheça nem seja uma pessoa querida e confiável, então pressupõe que isso será feito a um amigo. Mas para que confessar? O próprio texto explica, para sermos curados. O pecado abre feridas em nós pois fere nossa santidade, e nossa comunhão com Deus. Mas não basta confessar, temos que orar uns pelos outros. Sabemos que ninguém além de Deus é santo e justo a ponto de perdoar nossos pecados, então é a ele que devemos recorrer e isso faremos sempre juntos em comunhão uns com os outros para que o corpo de Cristo esteja bem ajustado e sem enfermidades.
Deus sempre colocará pessoas ao seu redor para te ajudar nas dificuldades, pois Ele sabe que sozinhos não somos nada, pois um membro de um corpo só está apto a funcionar bem quando está no corpo. Deus sabe das suas dificuldades e fraquezas, confie no Senhor e o mais Ele fará. Busque amizades que te levam a uma intimidade com Deus, não aquelas que apenas colocam chumbo em suas vestes, fazendo, assim, você afundar no mar do pecado e da angustia. Ore pelos seus irmãos em Cristo e fortaleçam-se uns aos outros e sejam curados.