DEUS TEM CRISE DE IDENTIDADE?


 Por: Gabriel Miranda de Souza

Esses dias vi um questionamento de uma pessoa, a qual ela questionava o porquê Deus exigia que somente Ele fosse amado, e que nada nem ninguém pudesse tomar esse lugar. E de fato fiquei me perguntando sobre isso. Por que será que Deus tem essa atitude? Ele tem medo de ser esquecido? Ele realmente tem crise de identidade? Minha cabeça se encheu de perguntas e assim permaneci reflexivo durante uns dias. E depois, ao ler Êxodo 20:1-6 e assistindo a um devocional do Jesus Copy, o Senhor falou ao meu coração esclarecendo essa dúvida. E peço licença, desde já, para me estender um pouco nesse texto.

A pergunta feita pessoa, nas linha supracitadas, veio como se Deus tivesse necessidade de ser adorado, como se Ele dependesse de nós para ser Deus. Então a primeira coisa a ser esclarecida é: Deus não precisa de nós, Ele não se condiciona a nós – no meu primeiro texto chamado Deus é Inútil, eu falo sobre isso –, mas nós é que precisamos do Senhor, nós que precisamos ser condicionados a Ele, nós é quem necessitamos adorar. Somos criaturas e Ele é o criador.

Mas então porque Deus exige que o amemos acima de tudo, e se assim não procedermos Ele nos castigará? E a resposta pode ser dada com apenas duas palavras: POR AMOR. Isso mesmo, Deus nos exige tal proceder por amor a nós. Douglas Gonçalves vai dizer que, “Ele age assim porque Ele sabe de uma coisa que nós não sabemos ou esquecemos: se amarmos alguma coisa acima dEle, essa coisa vai destruir a nossa vida”. E realmente isso se prova na realidade, porque somente Deus faz com que tudo coopere para nosso bem, e se colocamos algo que nos leva a destruição, acima dEle, esse ídolo nos destruirá também.

Se você ama uma pessoa mais do que ama a Deus, essa pessoa é falha e em algum momento ela vai te decepcionar e talvez até lhe deixar em um estado o qual você não sabe mais quem é você mesmo, fazendo com que você perca até a vontade de viver. Se você amar os bens mais do que Deus, essas coisas exigirão que você faça cosias as quais vai contra os seus princípios, que ferem seu caráter, o tornando alguém desprezível. Deus sabe que nossa única esperança é amar alguém que nos ama de volta e nunca vai mudar. E sabemos que esse único alguém, que preenche essas características, é DEUS.

Deus nos ama e devemos ter a certeza dessa maravilha. É como se Deus estivesse gritando em cada página da nossa bíblia “me escolhe, me ame, não ame essas outras coisas, que aparecem ou que você tenha, mais do que você me ama. Essa coisas vão te destruir, mas eu quero te dar vida de forma transbordante, quero te dar vida em abundância”. Isso não é egoísmo nem crise de identidade, isso é amor, e sublime amor.

Leave a Reply

Fale conosco

cristofilococus@outlook.com
Você está autorizado a reproduzir este material desde que referencie e não altere o conteúdo. Tecnologia do Blogger.