O PODER NÃO É EXCLUSIVO DE DEUS

Por: Gabriel Miranda de Souza

Romanos 13:1

O poder – em sentido de dominação e governação – é propriedade exclusiva de Deus? Eu já até imagino as respostas, e consigo até ouvir vocês respondendo. “Claro”; “Óbvio que sim, Ele é Deus”; “Que pergunta tola. A resposta está na cara, claro que é exclusividade de Deus”.

Essas respostas são dadas já no automático. Muitas vezes nem pensamos antes de responder e assim o fazem pelo fato do conceito de Deus que temos, porem as vezes nos deparamos com essas perguntas e damos uma resposta vaga e recebemos uma contra resposta que nos deixa atônitos, pois pessoas que vêm com esse tipo de pergunta, muitas vezes já refletiu antes, viu possibilidade de respostas e contra respostas para essas possíveis perguntas. As pessoas têm tido medo de pensar Deus, medo de conceber Deus de forma desprendida e pura. Tenho refletido demais, (in)felizmente, e não tenho tido medo de colocar uma dúvida sobre questões acerca de Deus, porque acredito que quando duvidamos corremos atrás da resolução e quando alcançamos essa resolução aprendemos e vivemos na profundidade daquilo que queremos compreender de verdade.

Há algum tempo escrevi um texto cujo título é “Deus é inútil”, e muitas pessoas torceram o nariz sem nem antes ler o texto para saber qual a proposta de reflexão que estava sendo levantada, mas julgaram apenas o título. É triste saber que ainda hoje existem pessoas que compreendem Deus de forma errada, (pessoas que se dizem cristãs, obviamente).

Mas respondendo à pergunta, de fato; não, o poder NÃO é propriedade exclusiva de Deus. E afirmo isso com base no seu propósito para com a humanidade. Ao lermos a bíblia, vemos que Deus constitui/levanta, pessoas para governar o seu povo, vemos isso por toda a bíblia. Romanos 13:1 nos fala claramente que “todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas”. Romanos fala de autoridades no sentido de governo e sabemos, muito bem, que aquele que governa detém poder ou a legitimidade de exercer o poder em nome de alguém ou algo. Deve sempre haver uma reflexão sem medo e feita de forma pura, na tentativa de encontrar aquele que, de fato, É, quando fazemos isso mergulhamos na essência do que É DEUS e do Seu esplendoroso trabalho conosco. Não quero dizer que eu conheça mais de Deus do que qualquer um que esteja lendo, isso seria de uma altivez enorme da minha parte. Sabemos muito bem da complexidade que permeia tal âmbito que chega a ser ininteligível para nós, reles mortais, seres finitos.

Mas não se esqueça nem se confunda com isso que direi agora. O poder não é de fato propriedade exclusiva de Deus, mas a PLENITUDE DA SOBERANIA sobre todas as coisas SIM, isso sim É EXCLUSIVO DE DEUS. Somente Ele usufrui disso, somente Ele é de fato soberano. Jean Jacques Rousseau, quando escreveu sobre política, disse:
[...] o povo tem a soberania. Daí, conclui que todo o poder emana (tem sua origem) do povo e, em seu nome, deve ser exercido. O governante nada mais é do que o representante do povo, ou seja, recebe uma delegação para exercer o poder em nome do povo. (ROUSSEAU, 1762).

Claro que me furtei do sentido real trazido por Rousseau, pois soberania dita por ele é em relação à democracia, ou seja, em sentido estritamente político. Mas podemos fazer um jogo com as palavras e perceber um sentido espiritual. Troque a palavra POVO pela palavra DEUS. Perceba que todo poder emana de Deus e é delegado a nós, humanos, exercer o poder em nome de dEle. Não quero com isso dizer que um governo injusto e negligente para com os necessitados, está segundo a real vontade do Criador, pois sabemos bem que Deus não é um Deus de injustiças.

Mais uma vez digo que não quero dizer que Deus não tenha poder, mas quero falar tão somente da exclusividade – que é a chave para se entender a pergunta proposta logo no início. Então meus queridos, Deus em sua soberania, outorga que usemos parte do seu poder para governar ou liderar um povo, Ele mesmo nos concede essa parcela. A SOBERANIA é EXCLUSIVÍSSIMA de Deus, mas o poder NÃO.

Que Deus nos dê entendimento de sua palavra e seu propósito. Deus abençoe.

Leave a Reply

Fale conosco

cristofilococus@outlook.com
Você está autorizado a reproduzir este material desde que referencie e não altere o conteúdo. Tecnologia do Blogger.