ANALISE - SUBLIME (LEONARDO CONÇALVES)
Por: Gabriel Miranda de Souza
Nessa música Leonardo Gonçalves, brilhantemente e de forma inspirada, canta acerca do momento que todos nós, cristãos, esperamos; a tão sonhada vinda de Cristo trazendo a paz eterna. A canção traz aquilo que podemos enxergar através das escrituras sagradas. Sem mais delongas vamos à análise.
Carros pela cidade
Correndo contra o tempo
Distantes no vazio
Atormentados pelos males
De uma era turbulenta e sem alívio
No início da canção o autor nos faz lembrar a realidade a qual nos deparamos todos os dias nesta vida. Vaidades (ilusões), vazio existencial, frustrações, tormentas. Onde muitas vezes a correria do dia a dia nos oprime fazendo com que venhamos a ficar estressados sem nenhum momento de descanso e alivio.
E eu anseio
Pela noite ou pelo dia
Dia sublime, tão sublime
E na saudade por alguém que eu ainda não vi
Me imagino correndo pra teus braços, ó Pai
Dadas as mazelas de nossa vida terrena, a canção segue fazendo referência à grande esperança cristã: A volta de nosso Senhor Jesus Cristo, quando enfim nos encontraremos face a face com o Pai, inaugurando dessa forma o fim de todo sofrimento, quando toda lágrima será enxugada. Ele ainda fala algo muito interessante “[...] E na saudade por alguém que eu ainda não vi [...]”, em 1 Pedro 1:8 lemos: “a quem sem o terdes visto amais; no qual, sem agora o vedes, mas crendo exultai com gozo inefável e cheio de gloria”. Ou seja, de fato amamos e sentimos saudade Daquele que não vimos.
Eu só quero a calmaria de um lugar
Que sopra o vento da paz
Guiando às águas tranquilas
Sou estrangeiro e vou seguindo para o eterno lar
Enquanto eu espero o momento em que vou te encontrar
Tudo isso concorrendo para um sentimento que tem faltado em muitos cristãos de nosso tempo, talvez na maioria, que é o de que somos apenas estrangeiros nesta terra, passageiros aguardando o grande dia, sem nos embaraçarmos com anseios temporais. (Hb.11:13, 1Pe.2:11).
Quando? Não sei
Um dia, eu sei
Estarei no meu lugar, no meu lugar tão sublime
A bíblia nos fala que não sabemos quando Cristo retornará para buscar a sua noiva, mas o que sabemos é que isso, com certeza, irá acontecer. “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir” (Mt.25:13)
Jerusalém! Jerusalém!
Jerusalém! Jerusalém!
[...]
Hoje encontrei
Em ti encontrei
Encontrei o meu lugar, o meu lugar
Encontrei o meu lugar, o meu lugar
Encontrei o meu lugar tão sublime
O compositor deixa claro então o lugar onde deseja fazer sua morada definitiva, não mais como estrangeiro. Através do contexto é possível aferir claramente que “Jerusalém” aqui não se trata da Jerusalém terrena, mas da Nova Jerusalém (Ap.3:12; 21:2), onde habitaremos eternamente num Reino de justiça e paz, o Reino totalmente estabelecido de Deus.
A mensagem desta canção é excelente, bíblica e nos traz a lembrança de que nossa paz eterna ao lado de Cristo está por vir.