A PALAVRA NÃO TEM PODER


Por: Gabriel Miranda de Souza
 
Leia: Isaías 55:10



Por muitos anos ouvi um certo dito popular que “a palavra tem poder”, referindo que o que falamos corriqueiramente tem o poder de criar realidades que até o então não existiam, poder de abençoar ou amaldiçoar, atribuindo ao homem um poder sobrenatural, tornando-o deus. Esse pensamento, herético, vem de um pensamento chamado de confissão positiva ou palavra fé. Porém não existe base bíblica para tal doutrina.

A palavra de Deus é sim criadora, ela tem o poder de fazer surgir algo do nada ou transformar algo, pois Deus além de onipotente, onisciente, é santo e justo. Se por ventura o homem tivesse tal poder, isso seria um problema enorme, pois o homem não detém a plenitude moral que Deus possui e isso faria com que deturpássemos e desvirtuássemos esse poder – assim como fizemos com tantas outras coisas que Deus nos deu. O Espírito Santo habita em nós no intuito de nos ajudar na compreensão da palavra e nos exortar, não para torna-nos deuses.

Essa doutrina, que permite atribuir à palavra humana um poder divino, denuncia o desejo humano de usurpar o poder transcendente da palavra, que somente Deus possui. É mais uma manifestação da sedução do poder sobrenatural, em que o homem é tentado a se tornar “como Deus”, o que é [...] a causa e o cerne do pecado original. Todo o poder no céu e na terra pertence a Jesus e somente ele tem autoridade para declarar a verdade de Deus, perdoar pecados, abençoar e determinar o que deve acontecer. [...] Somente ele pode dizer: “todo poder me foi dado no céu e na terra”. (SOBRINHO, 2003. p. 31). 

As coisas acontecem conforme Deus quer, cabe ao homem somente crer e obedecer à sua palavra. Os milagres provenientes de nossas orações podem ocorrer não porque nossa palavra tem poder, mas porque Deus age se assim o for aprazível fazer. O poder da palavra do cristão não está no som proferido ou tampouco na sua forma gráfica, mas está tão somente na verdade que ela contém, no significado moral, na conotação de amor, na reprodução fiel da palavra de Deus e na sua compreensão e transformação em ações, ou seja, no resultado na vida de quem ouve. É o que Paulo diz em 1 Tessalonicenses 2:13. Que possamos estar cada vez mais certos de que “a palavra de Deus é viva e eficaz”, (Hebreus 4:12), não a nossa.

Leave a Reply

Fale conosco

cristofilococus@outlook.com
Você está autorizado a reproduzir este material desde que referencie e não altere o conteúdo. Tecnologia do Blogger.