PARE DE ORAR
Por: Gabriel Miranda de Souza
Leia: Eclesiastes 5:2
Acho que o pedido mais estranho que poderia ser feito a um cristão é: “pare de orar por um tempo”. Surgiria de imediato a indagação: “como assim parar de falar com meu Deus? Você só pode ter enlouquecido, né?”. Mas acredito que seja importante esse momento de não oração, tudo por um propósito muito vivo. Salomão nos instrui dizendo que não devemos nos precipitar na hora de falar com Deus, apresentando-nos em sua presença apenas com palavras. Quero chamar você a, por um tempo, parar de orar.
Mas o que aconteceria se você parasse de orar? Ainda assim você estaria entrando na presença do Senhor? Ainda assim você estaria o adorando? Essas são perguntas cruciais para examinarmos como estamos em nossa caminhada. Se você para de orar e por isso para de prestar um culto digno ao Senhor, você ainda não entendeu nem conheceu Deus, de fato. Você ainda não entendeu que o culto começa nas ações, pensamentos, com nossos bens e com nosso coração. Cultuamos a Deus com o que somos e temos. Esse deve ser nosso maior desejo, cultuar à Deus mesmo sem palavras, ser sacrifícios vivos e agradáveis. E quando digo sacrifícios falo lembrando do AT, onde vai instruir ao povo judeu que todo sacrifício seja salgado (Levítico 2:13). E assim devemos ser, sacrifícios, não de morte, mas de ações de graça e para tanto devemos ser sal, pois é dessa forma que se procede um sacrifício de aroma agradável a Deus.
Meu intuito em pedir para cessar de orar, por um tempo, é para que você possa perceber esse Deus a qual servimos. Perceber e entender, até onde lhe for dado a entender, esse maravilhoso Deus. Antes de pronunciar palavras se deleite no Senhor, busque-o de coração, antes de proferir a próxima palavra dê uma olhada cuidadosa e demorada na primeira pessoa da trindade. Pois se nosso culto está sendo prestado apenas com palavras, tem algo de muito errado ai; se nosso culto está sendo devotado apenas pelo que Deus tem feito e nos dados, tem algo de muito errado ai; se estamos prestando culto a um Deus que não sabemos quem é, o que faz, como age e não o compreendemos, tem algo de muito errado nisso ai. Se ao parar de orar você para de adorar; se ao parar de orar você para de entrar na presença do Senhor, reveja sua vida, examine seu coração e veja o que tem lhe tornado um idolatra, hipócrita e vazio. Se com fé pedirdes receberá.