7 TIPOS DE ARREPENDIMENTO


Por: Bruno Do Valle

Marcos 1: 15

Nessa oportunidade estudaremos sobre 7 Tipos de arrependimento, baseado na vida de personagens bíblicos, obviamente que existem mais tipos e nem todos é de fato arrependimento, mas é o nome utilizado:

1 - O Arrependimento de Esaú: “como ouvisse Esaú tais palavras de seu pai, bradou com profundo amargor e lhe disse: abençoa-me também a mim; meu pai” (Gênesis 27:34).

Esaú já tinha dado sua primogenitura para Jacó, mas ao ver que a perderá bradou amargamente a querendo de volta. Obviamente não foi um arrependimento verdadeiro e sim um desespero momentâneo de ver que perdeu a sua bênção. Esaú nunca deu valor a sua primogenitura pois a vendeu logo na primeira dificuldade. (Gênesis 25:27-34). Outra evidência de que o arrependimento de Esaú era falso foi que ele teve a intenção de matar o seu irmão. (Gênesis 27:41). Um arrependimento autêntico não tem lugar para o ódio, era puro egoísmo de querer de volta algo que na realidade ele nunca quis. Não tenha esse arrependimento mimado e egoísta em sua vida.


2 - O Arrependimento de Saul: “Então, disse Saul a Samuel: pequei, pois transgredi o mandamento do Senhor e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvido a sua voz” (1 Samuel 15:24).

Saul já tinha errado uma vez e agora ele erra outra e confessa: Pequei. Ele reconhece que pecou, só que o coração dele era de borracha ou como um boomerang que sempre volta ao ponto de partida e sempre cai no mesmo erro. Esse tipo de arrependimento é um laço, pois confessa o erro só que o faria novamente, é um falso arrependimento muito comum que não nos tira do lugar, não faz crescer e nunca evolui, por várias vezes Saul perseguiu Davi e se "arrependeu” mas sempre fazia exatamente igual. A pior coisa que existe é o falso arrependimento e Saul não pode ser o nosso exemplo.


3 - O Arrependimento de Davi: “Então disse Davi a Natan: Pequei contra o Senhor. Disse Natan a Davi: - também o Senhor te perdoou o teu pecado; não morrerás”. (2 Samuel 12:13).

Davi tinha inúmeros defeitos mas era um homem sincero diante de Deus e se arrependia de fato ele não cometia o mesmo erro várias vezes o seu arrependimento o levava a buscar a Deus e nunca desistir, ele jejuou e orou a Deus por sete dias em prol da cura do seu filho, é o tipo de arrependimento autêntico que nos leva até Deus e sempre ter esperança no perdão, com certeza todos nós precisamos e deveríamos ter esse arrependimento de Davi.


4 - O Arrependimento de Sansão: “Sansão clamou ao Senhor e disse: Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim e que me forneça força só está vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos”. (Juízes 16:28).

Embora Sansão tenha pedido sua força de volta para se vingar, ele cumpriu a vontade de Deus, seu arrependimento o fez executar a vontade de Deus mesmo custando a sua vida e por isso o seu nome aparece na galeria de heróis da fé. (Hebreus 11:32). Creio sim que o arrependimento de Sansão foi autêntico pois o levou a oportunidade de cumprir o seu real propósito.


5 - O Arrependimento de Judas: “Então Judas, o que o traiu, vendo que jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trintas moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam que nos importa? Isso é contigo” (Mateus 27:3-4).

Esse é o tipo de arrependimento parecido com o de Saul ele reconhece e confessa o seu erro, porém, é carnal e egoísta. Na verdade foi um remorso tão grande que levou Judas ao suicídio. (Mateus 27:5). Ele se acovardou tanto que preferiu a morte, preferiu pôr um ponto final, preferiu ser livre da culpa pondo um fim em sua história, um egoísmo pois pensou apenas em si e acabar com a situação. Esse "arrependimento" Leva a morte física e também a morte espiritual.


6 - O Arrependimento de Pedro: “Então Pedro se lembrou da palavra de jesus que lhe dissera: antes que o galo cante, tu me negará três vezes. E saindo dali, chorou amargamente” (Mateus 26:75).

O Arrependimento de Pedro é mais um bom exemplo para nós. Ele chorou amargamente sentiu a dor e os graves efeitos do seu erro e o que ele mais queria com certeza era vê jesus novamente e lhe pedir perdão. Quando Cristo ressuscita ele vai ter com Pedro o pergunta por três vezes se ele o amava e Pedro pode responder: “Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito pela terceira vez: tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: apascenta as minhas ovelhas” (João 21:17).

Pedro pode olhar para si e se arrepender de ter confiado em si mesmo, e confiar em Deus, com certeza um exemplo para nós.


7 - O Arrependimento pregado por Jesus: “O tempo está cumprido, o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e credes no evangelho” Esse é o chamado convite universal e se trata especificamente da nossa vida espiritual com Deus, é o arrependimento para a salvação, onde nos arrependemos de nossas condutas e pedimos perdão a Deus, clamamos por seu perdão e misericórdia, onde abandonamos os nossos pecados, e sentimos nojo deles. Ele é um fruto contínuo em nossa vida é o que precisa urgentemente ser pregado.

Nosso coração é enganoso (Jeremias 17:9), por isso temos que nos perguntar qual é o meu arrependimento? É arrependimento ou remorso? É parecido com o de: Esaú, Saul, Davi, Sansão, Judas, Pedro ou o pregado por Jesus? É de suma importância espiritual nos perguntarmos isso, afinal o arrependimento gera vida e o remorso gera morte.

Leave a Reply

Fale conosco

cristofilococus@outlook.com
Você está autorizado a reproduzir este material desde que referencie e não altere o conteúdo. Tecnologia do Blogger.