A VERDADEIRA FELICIDADE


Por: Gabriel Miranda de Souza

Leia: Salmo 32

Ocasião em que foi escrito esse Salmo, segundo a maioria dos estudiosos do Antigo Testamento, foi depois do episódio mais famoso do Rei Davi onde ele adultera com mulher casada, manda o marido da mesma para a morte e é repreendido pelo profeta Natã. Então arrependido ele escreve o Salmo 51 e esse, 32. Ou seja depois de ter pecado contra Deus Davi escrever dizendo e demonstrando como é feliz aquele que se arrepende e confessa seus pecados a Deus e é perdoado por Deus.

A felicidade, segundo o salmo, está em ter seus pecados perdoados. “Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o SENHOR não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!” (v. 1-2). E um homem como Davi escrever isso nos diz muito, pois o Rei tinha: posses, dinheiro, era um homem bonito, tinha status perante a sociedade; mas Davi nos mostra que isso não é ser feliz, ele nos mostra que podemos ter tudo isso e sermos infelizes ou não nos satisfazermos com tudo isso e para ensinar tal coisa Davi precisou passar por uma situação muito grave e séria, após isso, inspirado por Deus, ele escreve que a felicidade, na verdade, está em sermos perdoados de nossas iniquidades.

Isso nos remete a uma parábola de Jesus, onde ele conta que um homem está preocupado com onde iria guardar os bens que tinha então Deus chega a ele e diz: “tolo esta noite pedirão a tua alma e o que tendes preparado, para quem será?” (Lucas 12:13-21). Ou seja, o foco nas coisas dessa vida como sendo aquelas coisas que podem nos trazer alegria é uma ilusão e um erro, porque todas essas coisas passam. Portanto deve haver outra coisa como base mais solida e constante para nossa felicidade, e é justamente isso que Davi nos mostra que encontrou. Não felicidade maior do que saber que Deus todo poderoso, que tem o poder de lhe abençoar eternamente ou lhe fazer sofrer eternamente no inferno, é favorável a você, que esse deus lhe ama lhe perdoa e que não leva mais em consideração os erros que você cometeu nessa vida, que quando você morrer você estará ao lado dele para todo o sempre. Se você tem essa certeza de que seus pecados foram perdoados, sua iniquidade foi coberta, que Deus não lhe atribui mais a culpa dos seus erros e nem que há engano e malicia no seu espirito, você pode enfrentar a pior situação de todas, mas você estará feliz pois sabe que encontrou o maior e real motivo de felicidade.

Leave a Reply

Fale conosco

cristofilococus@outlook.com
Você está autorizado a reproduzir este material desde que referencie e não altere o conteúdo. Tecnologia do Blogger.