5 PONTOS DO CALVINISMO – ELEIÇÃO INCONDICIONAL
Continuando com nossas séries de postagens sobre os 5 pontos do calvinismo, hoje trataremos da Eleição. Como Deus elege os seus? Se Deus predestinou os seus desde o início pra que evangelizar? Será que realmente preciso? Veremos agora.
ELEIÇÃO INCONDICIONAL
Deus não basear sua eleição em nada Ele vê no indivíduo. Ele escolhe os eleitos de acordo com o beneplácito de sua vontade (Ef.1:4-8; Rm.9:11), sem qualquer consideração de mérito dentro do indivíduo. Deus nem olhar para o futuro para ver quem iria pegá-lo. Além disso, como alguns são eleitos para a salvação, outros não (Rm.9:15, 21).
Se o homem, que está morto, não pode levantar-se de sua morte espiritual, como pode então sair desta situação. Como pode “nascer de novo?” A resposta maravilhosa é: Deus e só Deus o pode levantar, só Ele o faz nascer de novo. Mas nem todos serão salvos. Se é Deus que salva e se todos não são salvos, concluímos que Deus não escolheu salvar a todos. Esta não é uma filosofia cega e absurda, é a Palavra de Deus que nos diz isso. Lembre-se que Deus não escolheu todos os povos para ser o “seu povo”, mas chamou a Abraão de Ur dos Caldeus para dele constituir um povo especial seu. Ele mesmo diz em Deuteronômio 7:7, que não escolheu aquele povo porque eram maiores do que os outros povos, mas porque os amava. Lembre-se, também, que Deus escolheu antes a Jacó, o mais novo em lugar do primogênito Esaú e isso antes deles nasceram. “Amei a Jacó e me aborreci de Esaú” (Rm.9:13). Perceba que havia muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas Deus purificou apenas a Naamã, o siro. Havia muitas viúvas em Israel mas Deus pelo profeta só escolheu a uma em Sidon, a viúva de Serepta (1 Reis 17:8-24).
Deus disse: “Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão” (Rm.9:14). Ele tem misericórdia do seu povo escolhido antes da fundação do mundo. Não foi isso que disse o apóstolo Paulo? “...nos escolheu nEle antes da fundação do mundo...” (Ef.1:4); “nos predestinou para Ele para a adoção de filhos por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Ef.1:5); “aos que de antemão conheceu, também os predestinou...e aos que predestinou a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou e aos que justificou, a esses também glorificou” (Rm.8:28-29). Independentemente de nossas obras, Deus nos escolheu. Lembra-se do que Ele disse através do profeta Amós: “De todas as famílias da terra somente a vós outros vos escolhi” (Amós 3:2). Não foi pelo que fazemos de boas obras que Ele nos escolheu, visto que até estas obras foram preparadas pôr Ele para que andássemos nelas. (Ef.2:10).
“Não fostes vós que me escolhestes a mim: pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos...” (Jo.15:16).
Você poderia dizer que o homem é salvo pela fé (At.13:48; Hb.12:2; Tt.1:1). É verdade. Mas até esta fé é um dom de Deus. “Pela graça sois salvos mediante a fé, isso não vem de vós é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef.2:8). A fé é dos eleitos de Deus (Tt.1:1; At.13:48 - “Creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna”; Hb.12:2). Que coisa tremenda, nada somos sem Deus. Ele nos amou antes que o sol brilhasse.
Com respeito a eleição quero citar o que Spurgeon falou:
Eu sei que foi Deus que me escolheu, porque se Ele não me escolhesse eu jamais o escolheria. Ele me escolheu antes de eu nascer, porque depois que eu nasci, Ele jamais me escolheria”. “Deus me escolheu por razões que eu desconheço, porque eu não conheço nenhuma razão para Ele me escolher e não escolher outros.
Deste ponto surge sempre a mesma pergunta: Se a Bíblia diz que os eleitos serão salvos inevitavelmente, por que pregar o Evangelho?
Esta pergunta revela total incompreensão da doutrina da Soberania de Deus na salvação. A Eleição é feita na eternidade, mas sua concretização é um processo que se dá no tempo, dentro da história. Muitos fatores participam desse processo. E o mais importante é a pregação do Evangelho. Não esqueçamos que o decreto soberano e eterno de Deus não só visa o fim, e exclui os meios; não, antes, Deus preordenou tudo de forma que o homem eleito para a salvação, só a receberá através da fé em Cristo, e esta fé vem pela pregação do Evangelho. A fé salvadora vem pela Palavra de Deus.
O pregador do Evangelho tem de dizer ao pecador, não apenas que a salvação é pela graça soberana, mas também que, para ser salvo, ele precisa CRER em Cristo como salvador e Senhor. E como eles são eleitos, crerão e serão salvos com toda segurança. Mas também temos de dizer que aqueles que não crerem, a ira de Deus permanecerá sobre eles. Porém o método de salvação dos eleitos é a pregação da Palavra de Deus.
A eleição requer a evangelização. Todos os eleitos de Deus têm de ser salvos. Nenhum poderá perecer e o evangelho é o meio pelo qual Deus comunica a fé salvadora. “A fé vem pelo ouvir e ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus”. (Rm.10:17).
Deus tem seus eleitos em todas as nações da terra. Deus quer que o Evangelho seja pregado no mundo todo e em todo o tempo para que seja congregada a soma dos eleitos. Por isso dizemos novamente: a eleição exige evangelização. (2 Tessalonicenses 2:13-14).