5 PONTOS DO CALVINISMO – EXPIAÇÃO LIMITADA



A grande questão e cerne do evangelho: Por quem Jesus Cristo morreu? Todos? Ninguém em especial? Alguns? Respondendo essa pergunta encontramos a doutrina bíblica da Expiação Limitada, a qual abordaremos hoje.

EXPIAÇÃO LIMITADA

Jesus morreu somente pelos eleitos. Embora o sacrifício de Jesus foi suficiente para todos, não foi eficaz para todos.

Se eu entendi o ponto anterior entenderei bem este próximo. Aliás, este é âmago do Evangelho: O propósito da morte de Cristo na cruz. Por quem morreu Jesus? Spurgeon disse que a ELEIÇÃO “marca somente a casa para onde viaja a salvação”. Lembrando que Deus escolheu para si um povo seu. Acho que a pergunta importante é esta: Na cruz do Calvário, Jesus suportou o castigo de quem? Pagou para salvar a quem?

Se você acha que ele morreu para salvar todos, você está partindo de uma ótica universalista. Acredita que todos serão salvos, todavia há um problema com essa visão: se Jesus morreu para que todos sejam salvos e a bíblia nos mostra que nem todos serão salvos, então Jesus falhou no seu propósito, Ele teria morrido, coitado, em vão; pelo menos pela maioria.

Se você acha que Ele morreu para salvar ninguém em especial, você está seguindo a linha arminiana, eles (os arminianos) acham que Cristo obteve em “potencial” a salvação para todos, mas eficientemente só para aqueles que se decidissem, por livre e espontânea vontade, ao lado de Cristo. O problema é que eles acham que o homem tem capacidade em si mesmo de aceitar a Cristo – lei o texto “você não aceitou Jesus” aqui no blog. Sendo assim, Cristo teria morrido para aqueles que tivessem capacidades em si mesmos de crer em Cristo. Não teria morrido pôr ninguém especial, visto que as pessoas é que decidem escolhê-lo. Seria mais ou menos assim: Jesus fez a sua parte, agora depende de você! Depende de mim? Oh meu Deus, quem é o homem para que possa escolher a Cristo. Ele mesmo disse: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros...” (Jo.15:16).

Meus irmãos, não há outra saída. Você tem de aceitar o que a Palavra de Deus diz. Jesus morreu positiva e eficazmente pelos seus eleitos e escolhidos. Por eles satisfez a justiça do Pai. Por isso Ele disse: “...isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados” (Mt.26:28). O que foi que disse o anjo a José em sonho, anunciando o nascimento do Messias: “... lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt.1:21). Irmãos, Cristo amou a Igreja e por ela se entregou (Ef.5:25); pela Igreja, a reunião dos eleitos, dos escolhidos. Todas as vezes que você ler que Jesus morreu por “todos”, amou o “mundo” está se referindo aos eleitos. De fato Deus não faz acepção de pessoas, todos tipos de pessoas são salvas: judeus e gregos, pretos e brancos, ricos e pobres. É por isso que devo evangelizar, para ir salvar, pela palavra, os eleitos.

Ele morreu por você e por mim, povo seu. Isso nos humilha ao pó. Quem somos nós para que Te lembres de miseráveis criaturas. Glória a ti Senhor, por Tua graça especial e salvadora. Nenhuma gota do Teu sangue foi perdida.

Leave a Reply

Fale conosco

cristofilococus@outlook.com
Você está autorizado a reproduzir este material desde que referencie e não altere o conteúdo. Tecnologia do Blogger.