5 PONTOS DO CALVINISMO – GRAÇA IRRESISTÍVEL
Hoje a vez é dele, o Espírito Santo, que é quem realiza a obra da chamada irresistível de todo aquele que é eleito do Senhor, para que, uma vez ouvindo a palavra da verdade, o evangelho salvador e tendo crido, será selado pelo Espírito, seja salvo.
GRAÇA IRRESISTÍVEL
Quando Deus chama seus eleitos para a salvação, eles não podem resistir. Deus oferece a todas as pessoas a mensagem do evangelho. Isso é chamado a chamada externa, mas, para os eleitos, Deus estende uma chamada interna e não pode ser resistido. Esse ponto fala da aplicação da obra redentora pelo Espírito Santo.
Observando tudo vimos até o presente momento percebemos que se o homem é depravado e incapaz de salvar-se. Se Deus o escolheu e propôs salvá-lo, então é lógico se pensar que este mesmo Deus promoverá os meios para efetuar esta salvação. É assim que se manifesta a providência divina. Os eleitos virão pela providência e ação irresistível do Espírito Santo. Ele é que nos convence do pecado da justiça e do juízo. Ele não pode ser frustrado. Jó disse que nenhum dos planos de Deus pode ser frustrado (Jó 42:2). Quando Ele chama e convence o homem, este ato é irresistível. Só agora pude entender com mais profundidade a expressão Bíblica de que a Palavra de Deus nunca volta vazia. De fato ela é irresistível para os eleitos. Vejamos alguns versículos que falam por si só:
“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo algum o lançarei fora” (Jo.6:37). Deus dá, e este virá sem dúvida. E ao virem não serão lançados fora.
“Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer”. (Jo.6:44). É o Pai quem os traz, quem os atrai. Ninguém resiste a atração de Deus.
“...todo aquele que do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim”. (Jo.6:45). É Deus quem fala e ensina. O Espírito Santo não é mau professor.
“...vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. (1 Pe.2:9)”.
“Mas aprouve a Deus que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça”. (Gl.1.15). Aprouve revelar seu Filho em mim.
Esta chamada é pelo Espírito Santo que trabalha nos corações e mentes dos eleitos para trazê-los ao arrependimento e regeneração pelo qual eles voluntária e livremente vir a Deus. Então pergunto: Quando Deus chama mesmo, quem é que prevalece? O homem ou Deus? O Diabo ou Deus? Thomas Watson, um puritano do século XVII disse: “É Deus que segue em frente conquistando na carruagem de Seu Evangelho...”, “Que nos salvou e nos chamou com santa vocação” (2 Tm.1.9).
Eu quero dizer uma coisa muito importante com respeito a isso. Todas as vezes que vejo um crucifixo, com um Cristo esquelético, anêmico, enfraquecido, morto, creio que estou vendo o que as pessoas vêm, um Cristo sem poder, um Cristo que está querendo salvar, mas as pessoas são mais fortes que Ele. Creio que as pessoas estão imaginando um Cristo, coitado, que implora, como muitos evangelistas fazem, para que estas pessoas aceitem a Jesus e assim usam de todo tipo de artifício para convencê-los a receberem a Cristo. Esta é uma visão distorcida do Senhor da Glória, o todo poderoso Senhor. Quando Ele chama a seus escolhidos, eles virão; e virão convencidos, arrependidos, transformados pelo poder deste grandioso Deus – basta ver como se sucedeu com os discípulos, Jesus os chama e eles vão na mesma hora, deixando tudo o que estão fazendo para seguir aquele que é digno de toda honra, gloria, majestade e poder. Glória a Ele. Amém.